domingo, 6 de outubro de 2013

Arquidiocese de Niterói
Comissão Arquidiocesana de Iniciação à Vida Cristã

Endereço do Blog:
http://www.iniciacaoavidacrista.blogspot.com.br

E-mail para contato:

iniciacaoavidacrista@gmail.com



Queridos: Foi realizado neste dia 06.10.2013, pela Comissão Arquidiocesana de Iniciação à Vida Cristã, o Retiro Anual de Catequistas.
O mesmo aconteceu no Rincão do Senhor – Rua Salvatori – Rocha – São Gonçalo (Paróquia do Pe. Dé).

A acolhida dos 700 catequistas aproximadamente foi feito com muita alegria pelo vicariato São Gonçalo.


Em seguida o Vigário Geral, Pe. Carmine, fez a abertura do encontro proferindo depois uma breve reflexão, porém profunda, tendo como pano de fundo as palavras do nosso saudoso Papa João Paulo II e palavras do atual Santo Padre, o Papa Francisco.
Veja um trecho de sua reflexão:
"Vocês constroem conosco a Igreja. Permita que a consciência da fé seja maior que a fé se una a razão. O trabalho de vocês é muito importante em cada uma das pastorais envolvidas na iniciação cristã...
Cada vez mais sabemos o quanto o mundo de hoje está confuso nas coisas de Deus, está alheio a Ele. Então é preciso atingir todos os níveis, todos os campos dando uma formação forte, segura madura...

Quem coloca no centro da própria vida Cristo sai do centro, ou seja, se Cristo está no centro não há como nós estarmos no centro... é preciso que eu diminua para que Cristo apareça. Ele seja visto, Ele seja percebido... Ser catequista supõe sair de si e ir ao encontro do outro. Se nós fizermos isso acabam-se os egoísmos, a auto-suficiência, o fechamento em nós mesmos. E aí entramos necessariamente no dinamismo do amor. Um amor que se abre e nos envia. Um amor que gera missão..." 


Depois tivemos momentos de profunda entrega e adoração ao Santíssimo Sacramento conduzida pelo nosso querido Pe. Julio Cesar.

Na sequência o Pe. Helcimar falou-nos sobre o Conhecimento da Verdade e Amor.
Veja um trecho: “...você não pode deixar de ler o Documento Lúmen Fidei – à luz da fé. É um dos mais brilhantes documentos da Igreja feitos historicamente por dois Papas, Papa emérito Bento XVI e pelo Papa Francisco. A gente vai falar sobre o segundo ponto do segundo capítulo que se chama conhecimento da verdade e amor. Quem acredita nunca está sozinho. Nós sabemos disso. Nós acreditamos por isso nós estamos aqui hoje. Acreditamos em Deus. Deus é o ponto de referência único...’

Em seguida o Pe. Ricardo Motta falou sobre Igreja, mãe da nossa fé.

Após o almoço o Pe. Ademar promoveu uma belíssima animação através de coreografia onde todos participaram com muito entusiasmo.

O Pe. Marcelo Froes fez uma reflexão tendo como título: Feliz aquela que acreditou.

“está selado dentro de cada um de nós este sinal que não vai sair nunca mais e haja vista que tem irmãos católicos, cristãos, catequistas e agentes tem vergonha de fazer o sinal da cruz. Tem vergonha de fazer o sinal da cruz quando passa em frente a igreja. Tem vergonha de fazer o sinal da cruz quando entra dentro do ônibus. Tem vergonha de fazer o sinal da cruz quando começa o seu trabalho. Eu sou cristão, eu sou católico então eu faço o sinal da cruz porque é o sinal da minha fé. Eu pergunto: os protestantes tem vergonha de orar em qualquer lugar que eles estão? Os protestantes tem vergonha de falar de Deus, de andar com a Bíblia debaixo do braço. Porque nós temos que ter vergonha? São Paulo fala: ai de mim se eu não evangelizar. Eu lembro uma vez uma frase de um padre, antes de me tornar padre, ele disse meu filho seja um padre ousado porque só vence na vida aquele que tem ousadia. E veja aí, se a nossa pastoral dá certo, se a nossa igreja cresce é porque a gente avança, a gente precisa ter ousadia. O catequista também precisa ter ousadia, de avançar, de ir avante, de mergulhar em águas mais profundas...”


Às três horas da tarde foi rezado o Terço da Misericórdia e em seguida houve a preparação para a Santa Missa que foi presidida pelo nosso Arcebispo Dom José Francisco juntamente com o Pe. Dé e o Diácono permanente Luis Alberto.