quinta-feira, 26 de setembro de 2013

CONGRESSO INTERNACIONAL DE CATEQUESE - VATICANO



Nossa querida Irmã Inês estará participando do Congresso Internacional de Catequese no Vaticano-Roma nesta semana, representando todos os Catequistas da Arquidiocese de Niterói. Pedimos ao bom Deus que faça uma boa viagem, nos leve em seu coração em oração e que sua contribuição seja frutuosa, sua experiência um dom para todos nós!.
Boa Viagem Irmã Inês, com Jesus e Nossa Senhora de Belém.



Congresso Internacional de Catequese por ocasião do Ano da Fé
Nos dias 28 e 29 de Setembro o Vaticano sediará Congresso Internacional de Catequese. Trata-se de mais um evento promovido pelo Pontifício Conselho para a Promoção da Nova Evangelização alinhado à esfera do Ano da Fé que indica a necessidade de recuperar a unidade entre o ato de crê e a conhecimento dos conteúdos da fé professada (Pf, 10), o que inclui o papel do catequista. 

De acordo com a proposta do Pontifício Conselho, "é urgente apoiar, promover e formar catequistas capazes de responder aos desafios do tempo presente". Desta forma, o congresso pretende oferecer uma reflexão sobre a primeira parte do Catecismo da Igreja Católica, identificando critérios de discernimento e de orientação para a formação do catequista. 

O evento tem como público-alvo os presidentes das Comissões Episcopais que se ocupam da catequese e evangelização, responsáveis dos serviços de catequese nacionais, diocesanos, e representantes de instituições acadêmicas que refletem a temática da catequese. 

A programação consta com diversas atividades, entre elas, cinco conferências à luz do tema geral " O catequista, testemunha da fé", peregrinação ao Túmulo do Apóstolo Pedro e participação de Santa Missa presidida pelo Papa Francisco na Praça de São Pedro no encerramento do evento.


sexta-feira, 6 de setembro de 2013

CELEBRAR O MÊS DA BÍBLIA

Celebrar o Mês da Bíblia é uma oportunidade de nos familiarizarmos sempre mais com o texto sagrado, pois não só o ouvimos na liturgia, mas em nossas leituras e meditações pessoais ou nos círculos bíblicos e grupos de reflexão nos alimentamos com o livro indicado para cada ano.

O Espírito de Deus não só inspirou os autores sagrados para que escrevessem os livros, mas continua de algum modo misterioso a inspirar a Igreja e os cristãos, quando leem a Bíblia. Na Sagrada Escritura, Deus se nos revela e o Espírito Santo nos ajuda a aprofundar o mistério nela contido e a realizá-lo em nossa vida cotidiana. Misterioso colóquio entre um Deus que nos fala e nos dá a graça de lhe respondermos, na leitura orante das Escrituras!

A leitura e meditação do Evangelho de Lucas, proposto para este ano, são grande força para nossa vida de discípulos missionários.

O lema: "Alegrai-vos comigo, encontrei o que estava perdido" (Lc 15) soa como um convite para que a catequese seja realmente missionária. Partindo da realidade e da vida dos catequizandos, manisfestemos-lhes a misericórdia e a bondade de nosso Deus, alegrando-nos por possibilitar o encontro de cada um com a pessoa viva de Jesus Cristo.

Que a animação bíblica de toda pastoral, tão almejada pela Igreja no Brasil, tenha a grande contribuição de todos nós, catequistas, e que não nos cansemos de prosseguir na missão tão gratificante de fazer da palavra de Deus luz e farol no caminho e na vida de tantas pessoas a nós confiadas.

fonte: Revista Ecoando.