sábado, 7 de dezembro de 2013

CHAMADOS POR DEUS PARA ANUNCIAR O EVANGELHO E PROMOVER A CULTURA DO ENCONTRO

CATEQUISTAS,
"Com a mesma coragem, ousadia - de Paulo e Barnabé, anunciemos o evangelho as nossas crianças, adolescentes, jovens para que encontrem Cristo, luz para o caminho, e se tornem construtores de um mundo mais fraterno.

Chamados por Deus, e chamados para permanecer com Jesus (cf. Mc 3,14)... Nãos é a criatividade pastoral, não são as reuniões ou planejamentos que garantem os frutos, mas ser fiel a Jesus... Contemplá-Lo, Adorá-Lo e Abraçá-Lo, particularmente através da nossa fidelidade à vida de oração, do nosso encontro diário com Ele presente na Eucaristia e nas pessoas mais necessitadas. O 'permanecer' com os demais.

Chamados para anunciar o Evangelho... Ajudemos os jovens a perceber que ser discípulo missionário é uma consequência de ser batizado, é parte essencial do ser cristão, e que o primeiro lugar onde evangelizar é a própria casa, o ambiente de estudo ou de trabalho, a família e os amigos. Não poupemos forças na formação da juventude!... Eduquemo-los para a missão, para sair, para partir... Não podemos ficar encerrados na paróquia, nas comunidades, quando há tanta gente esperando o evangelho!... Decididamente pensemos a pastoral a partir da periferia, daqueles que estão mais afastados, daqueles que habitualmente não frequentam a paróquia. Também eles são convidados para a Mesa do Senhor.

Chamados a promover a cultura do encontro. Em muitos ambientes, infelizmente, ganhou espaço a cultura da exclusão, a 'cultura do descartável'... O encontro e o acolhimento de todos, a solidariedade e a fraternidade são os elementos que tornam a nossa civilização verdadeiramente humana. Temos de ser servidores da comunhão e da cultura do encontro... A Virgem Maria seja o nosso modelo. Seja ela a estrela que guia com segurança nossos passos ao encontro do Senhor. Amém.
(trechos dos pronunciamentos do papa Francisco, JMJ rio 2013, Santa Missa, 27.07.13.

Nenhum comentário:

Postar um comentário