sábado, 23 de março de 2013



Queridos irmãos:

É com alegria que iniciamos este pequeno espaço em forma de blog para levar até vocês com entusiasmo o que a nossa querida Igreja nos orienta à respeito da Iniciação à Vida Cristã.

A equipe de coordenação arquidiocesana da iniciação à vida cristã (cf.. Doc. 97 n. 146-147)

A Pastoral Orgânica deve contemplar a existência e orientação de uma Comissão da Iniciação à Vida Cristã, aprovada pelo Arcebispo para um período de quatro anos, composta por membros dos vicariatos e que representem a Pastoral do Batismo, a iniciação de crianças e adolescentes, a iniciação de jovens e adultos. Os membros da referida Comissão devem receber uma adequada formação para a Iniciação à Vida Cristã de Inspiração Catecumenal e a Pastoral Orgânica. Assim poderão, com conhecimento de causa, ajudar na formação de todos os catequistas e dos agentes de pastoral para este novo processo formativo dos fiéis. Conheçam bem o RICA e tenham capacidade para fazer as adaptações necessárias.
Idêntica estrutura pastoral será instituída nos níveis vicarial e paroquial. A nível paroquial será acrescida a participação de dois membros da Pastoral Familiar e um da Pastoral Litúrgica.
Desta comissão, indicar dois responsáveis que farão elo com as demais instâncias do Vicariato e Arquidiocese.
Em todos os níveis, os coordenadores da iniciação cristã serão bem integrados em suas comunidades, conhecendo a história e as aspirações das mesmas, sabendo ainda animar e coordenar a participação de todos.
As coordenações se reunirão periodicamente para formação, troca de experiências e informações, sendo assessoradas por um assistente eclesiástico.
As Comissões da Iniciação à Vida Cristã, em seus diversos níveis, isto é, arquidiocesano, vicarial e paroquial, devem:
· Trabalhar em profunda comunhão com o Magistério da Igreja;
· Acolher as orientações do Arcebispo;
· Atuar em efetiva parceria entre os diversos níveis;
· Analisar a situação pastoral das diversas realidades da Iniciação Cristã, a fim de elaborar projetos com objetivos claros que proponham orientações e indiquem ações concretas;
·  Assessorar a organização, articulação, animação, formação e acompanhamento das pastorais da Iniciação Cristã em todos os níveis;
· Produzir ou indicar os instrumentos necessários ao trabalho pastoral: programas, materiais e meios audiovisuais, dando especial atenção à formação permanente;
·  Participar de atividades promovidas pelas paróquias, vicariatos e Arquidiocese.

É necessária a integração entre as Comissões da Iniciação Cristã e as demais pastorais, sempre que for preciso, a fim de garantir e incentivar a Pastoral de Conjunto.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário