ESCOLAS PAROQUIAIS DE CATEQUESE
A presente iniciativa, do Regional Leste I, quer assumir a proposta catequética expressa no documento recente da CNBB: "Conforme o Papa, não bastam encontros com palavras que informam sobre diversos temas. É preciso promover um processo metodológico capaz de envolver as pessoas no saber, no fazer e no ser cristão".
Assumida por todos os bispos do Regional, com imprimatur de Dom Roberto Ferreria Paz (Bispo de Campos).
Com o desejo de facilitar maior participação de catequistas nos ambientes locais, a Coordenação de Comissão Leste I, da Animação Bíblico-Catequética optou a favor da preparação de um subsídio para as Escolas Catequéticas Paroquiais. É evidente que as Dioceses têm toda liberdade de montar ou manter Escolas Diocesanas.
No primeiro ano da Escola, o ideal é que participem todos os catequistas, mesmo os que fizeram CPC e também membros de outras pastorais, pois o esquema da escola é perpassado pelo estilo catecumenal, com as Celebrações adaptadas. Nos próximos anos, somente catequistas iniciantes.
O objetivo é dar uma formação de base, pois alguns catequistas iniciam seu ministério sem nenhuma preparação, e isso é um perigo para nossa Igreja, principalmente no contexto em que estamos vivendo. Depois da Escola, deverão cursar o CPC, seguindo a obrigatoriedade do nosso Diretório.
Os encontros são muito simples e objetivos, e podem ser ministrados pelos próprios agentes de pastorais, em horários adaptados à realidade de cada paróquia.
Esquema da Escola
A Escola Catequética Paroquial será realizada em quatro tempos, com encontros específicos de formação, intercalados de três celebrações. Eis o esquema:
Primeiro Tempo: Acolhimento
Características: Desejo ou convite para ser catequista; conversas pessoais com um catequista atuante (no caso de candidatos à catequista), ou com a coordenação da catequese; momentos de oração e retiro; estudo individual; pedido formal para ser catequista.
Duração: aproximadamente 2 meses.
Conteúdos:
- Leitura Orante da Bíblia
- Partir do encontro com Jesus Cristo
- Evangelização e catequese
- Perfil do Catequista: Ser, Saber e Saber fazer.
1ª celebração: Celebração de acolhida.
Segundo Tempo: Aprofundamento
Características: Tempo intenso de formação, de modo que favoreça o encontro do catequista com a pessoa de Jesus Cristo; aprofundamento de conteúdos específicos para a missão do catequista.
Mínimo de duração: 9 meses.
Conteúdos:
- Bíblico-teológico
- Litúrgico-sacramental
- Catequético-metodológico.
Neste tempo, o candidato deverá acompanhar um catequista experiente, em seus encontros semanais, podendo experimentar os diversos segmentos da catequese: infância, adolescência, jovens, adultos, catequese especial etc.
2ª celebração: Celebração do Compromisso.
Terceiro Tempo: Espiritualidade
Características: Intensa preparação interior. Não há conteúdos, e sim, retiros espirituais.
3ª celebração: Celebração do Envio.
Quarto Tempo: Missão e formação continuada.
Características: Encontros periódicos de planejamento e formação na paróquia e Diocese.
Práticas que perpassam todo o processo: leitura orante, celebrações da Palavra, participação na celebração eucarística, dimensão existencial e vivência comunitária intra e extra paroquial.
Após a celebração de envio, os catequistas poderão assumir sua missão, com a aprovação do Pároco e equipe de coordenação da catequese.
Haverá uma reunião com os coordenadores, em cada Vicariato, e com a aprovação do pároco, as escolas terão início após Pentecostes.
Os subsídios poderão ser adquiridos na Mitra Arquidiocesana de Niterói.
"Se vivemos pelo Espírito, andemos de acordo com o Espírito" (Gl 5,25).
Fonte: Catequese: Irmã Inês Maria.CNSB - Jornal Niterói Católico - Ano 51, março 2016, nº 600.
Nenhum comentário:
Postar um comentário