quarta-feira, 14 de novembro de 2018

ENCONTRO DE CRISMANDOS - VICARIATO NITERÓI - 20/10/2018

No dia 20 de outubro de 2018, aconteceu o Encontro de Crismandos do Vicariato Niterói.

“É necessário assumirmos a caminhada de construção da Iniciação à Vida Cristã. Que ela seja um eixo unificador, uma bússola que direciona os esforços de toda a Igreja no Brasil, em sua tarefa de renovação pastoral para maior fidelidade à missão que o Senhor nos confiou.” ( Doc. da CNBB 107 nº 248).
                                    
TEMA: “Cristãos Leigos e Leigas na Igreja e na Sociedade vivenda a Santidade Familiar ”.

LEMA: “ Sal da Terra e Luz do Mundo”. Mt 5, 13-14

DATA: 20/10/18    -    HORÁRIO: 8:30 às 13h

PROGRAMAÇÃO:

8:30  – 9:00h – Chegada,  Acolhida e Animação
9:00  – 9:15h –  Abertura com o padre ou coordenador da paróquia.
9:15 – 10:00h – Palestra - Material de estudo do palestrante: Doc. 105”Cristãos Leigos e Leigas na Igreja e na Sociedade”  e doc. do papa Francisco “Amoris Laetitia” cap. 4 e 9.
10:00 – 10:45h – Trabalhos em grupos – perguntas elaboradas pelos palestrantes.
(deverão ver a melhor forma de como irão dividir os grupos)
10:45 – 11:00h – Lanche Partilhado
11:00 – 11:40h – Plenária
11:40 – 12:30h – Adoração ao Santíssimo e Encerramento (foi entregue uma lembrancinha para cada crismando)

ð  OS ENCONTROS FORAM REALIZADOS POR QUATRO GRUPOS DE PARÓQUIAS:
Total de Catequistas presentes = 46
Total de Crismandos presentes = 169

 Grupo 1
-        Paróquias envolvidas: São Lourenço (Fonseca), São Sebastião (Barreto), N. Sra. de Fátima (Venda da Cruz), N. Sra. Mãe da Divina Providência (Engenhoca) e São João Batista (Tenente Jardim).
-        Local do Encontro: Paróquia de N. Sra. Mãe da Divina Providencia – Engenhoca
-        Abertura do Encontro: Acólito Cláudio Coordenador de Jovens e Adultos
-        Palestrante: Acólito Cláudio da Paróquia de N. Sra. Mãe da Divina Providencia.
-        Adoração ao Santíssimo Sacramento: Diácono Alberto da Paróquia de N. Sra. Mãe da Divina Providencia.
-        Total de catequistas: 8 – N. Sra. Mãe da Divina Providencia = 1; São Sebastião = 3; São João Batista = 1; São Lourenço = 1 e N. Sra. de Fátima = 2.
-        Total de crismandos: 38 - N. Sra. Mãe da Divina Providencia = 14; São Sebastião = 11; São João Batista = 2; São Lourenço = 5 e N. Sra. de Fátima = 6.
-        Perguntas do Trabalho em Grupo: (na plenária se deter a responder o que está escrito)
1.      Os cristãos leigos e leigas tem um papel de grande importância no mundo de hoje. Devem ser incentivados a assumir seu compromisso batismal no dia a dia e na sua vocação.  Como cristãos sabemos qual é o nosso verdadeiro papel como leigos e leigas na sociedade, na família e na igreja?
2.      O capítulo 8 do documento do Papa Francisco “ Amoris Laetitia” nos constitui um convite a misericórdia e ao discernimento pastoral, frente a diversas situações que não respondem plenamente aquilo que o Senhor propõe.  Como cristãos leigos engajados no trabalho pastoral, que pontos podemos ressaltar para que sejamos instrumentos da misericórdia de Deus junto ao nosso próximo? (família, amigos...).
 Fotos do Evento. Grupo 1
 Grupo 2
-        Paróquias envolvidas: N. Sra. Auxiliadora (Santa Rosa), Santuário das Almas (Icaraí), Porciúncula de Sant’Ana (Icaraí), São Judas Tadeu (Icaraí) e São Francisco Xavier (São Francisco).
-        Local do Encontro: Paróquia de São Francisco Xavier – São Francisco
-        Abertura do Encontro: Padre Magno da Paróquia de São Francisco Xavier.
-        Palestrante: Acólito André Moura da Paróquia de N. Sra. Auxiliadora
-        Adoração ao Santíssimo Sacramento: Diácono Marquinhos (capelania militar) da paróquia de N. Sra. Auxiliadora.
-        Total de catequistas: 21 - São Francisco Xavier = 5; N. Sra. Auxiliadora = 8; Porciúncula de Sant’Anna= 3; Santuário das Almas = 4 e São Judas Tadeu = 1.
-        Total de crismandos: 73 - São Francisco Xavier = 7; N. Sra. Auxiliadora = 25; Porciúncula de Sant’Anna= 6; Santuário das Almas = 31 e São Judas Tadeu = 4.
-        Perguntas do Trabalho em Grupo: (na plenária se deter a responder o que está escrito)
1.      "25.Encontrando-o na outra margem do lago, perguntaram-lhe: Mestre, quando chegaste aqui? 26.Respondeu-lhes Jesus: Em verdade, em verdade vos digo: buscais-me, não porque vistes os milagres, mas porque comestes dos pães e ficastes fartos. 27.Trabalhai, não pela comida que perece, mas pela que dura até a vida eterna, que o Filho do Homem vos dará. Pois nele Deus Pai imprimiu o seu sinal." (João 6, 25-27).
O que realmente deve nos mover em nossa missão cristã leiga, assumida através do Batismo e da Confirmação, buscar apenas o pão para nos fartar, ou buscar Jesus que é o verdadeiro Pão Vivo, e que, por tanto, é o único que pode nos alimentar na missão da evangelização no meio do mundo?
2.      "38. Estando Jesus em viagem, entrou numa aldeia, onde uma mulher, chamada Marta, o recebeu em sua casa. 39. Tinha ela uma irmã por nome Maria, que se assentou aos pés do Senhor para ouvi-lo falar. 40. Marta, toda preocupada na lida da casa, veio a Jesus e disse: Senhor, não te importas que minha irmã me deixe só a servir? Dize-lhe que me ajude. 41. Respondeu-lhe o Senhor: Marta, Marta, andas muito inquieta e te preocupas com muitas coisas; 42. no entanto, uma só coisa é necessária; Maria escolheu a boa parte, que lhe não será tirada." (Lucas 10, 38-42).
Uma vez que respondemos SIM à nossa missão de cristãos leigos de estarmos no meio do mundo e, por tanto, sermos sal da terra e luz do mundo, com quem nos identificamos mais, com Marta ou com Maria? Por quê?

Fotos do Evento Grupo 2
Grupo 3
-        Paróquias envolvidas:  N. Sra. do Rosário e São Benedito (Cubango), Sto. Cristo dos Milagres (Fonseca), Sta. Teresina do Menino Jesus (Riodades - Fonseca), N. Sra. de Nazareth (Caramujo) e N. Sra. da Esperança (Ititioca).
-        Local do Encontro: Capela de Santa Barbara – Santa Barbara (Matriz N. Sra. de Nazareth – Caramujo).
-        Abertura do encontro: Carmita Coordenadora de Jovens e Adultos
-        Palestrante: André Henrique Consagrado da Comunidade Dom de Deus.
-        Adoração ao Santíssimo Sacramento: Acólito Rafael Cruz da Capela de Santa Bárbara.
-        Total de catequistas : 7 - N. Sra. de Nazareth = 1; Santo Cristo = 4; Santa Terezinha = 1 e N. Sra. do Rosário e São Benedito = 1
-        Total de crismandos presentes: 28 - N. Sra. de Nazareth = 14 e Santo Cristo = 14
-        Perguntas do Trabalho em Grupo: (na plenária se deter a responder o que está escrito)
1.      Como o Senhor nos falou que enquanto batizados e com a confirmação do nosso batismo (Crisma), somos  sal da terra e luz do mundo  e somos  missionários de Cristo.  Quais são ou serão as minhas dificuldades em levar a Palavra de Deus e dar testemunho de um verdadeiro cristão nos ambientes que frequento e convivo?
2.      Na Bíblia aparecem muitas histórias sobre famílias, gerações, histórias de amor e também de crises familiares.  Hoje, como cristãos e pela luz do Evangelho, como anda o meu racionamento de amor no âmbito familiar? (a caridade, a paciência, o perdão e a vida espiritual).
 Fotos do Evento Grupo 3 
Grupo 4 
-        Paróquias envolvidas: Catedral de São João Batista (Centro), Sagrados Corações (Vila Pereira Carneiro – (Ponta D’Areia), , N. Sra. das Dores (Ingá), São Domingos (São Domingos), N. Sra. da Conceição (Ilha da Conceição), Capela N. Sra. da Conceição (Centro) e Capela N. Sra. de Fátima – Reitoria (Bairro de Fátima).
-        Local do Encontro: Catedral de São João Batista.
-        Abertura do Encontro: Padre Wallace da Catedral.
-        Palestrante: Diácono Renato Dias da Catedral.
-        Adoração ao Santíssimo Sacramento: Diácono Renato Dias da Catedral.
-        Total de catequistas: 10 – Catedral = 6; Sra. da Conceição na Ilha da Conceição = 3 e Reitoria de N. Sra de Fátima no Bairro de Fátima = 1.
-        Total de crismandos: 30 - Catedral = 14; Sra. da Conceição na Ilha da Conceição = 4 e Reitoria de N. Sra de Fátima no Bairro de Fátima = 12.
-        Perguntas do Trabalho em Grupo: (na plenária se deter a responder o que está escrito)
1.      A fé busca iluminar os cristãos para que como sinais da Igreja servidora e missionária, possam de modo consciente e dedicado agir na Igreja e na sociedade.   Como você se encontra dentro desse contexto na sociedade? O que podem fazer para o seu crescimento cristão católico como leigos e leigas?
2.      O bem da família é decisivo para o futuro do mundo e da Igreja? Justifique a sua resposta.
Fotos do Evento Grupo 4 

Deus não perguntará quantas coisas boas você fez na vida
e sim quanto AMOR você colocou naquilo que fez.


Por: Maria Cristina Drumond Bagno - Coordenadora da IVIC no vicariato Niterói

Nenhum comentário:

Postar um comentário