quarta-feira, 8 de maio de 2013

PREPARAÇÃO PARA A CONFIRMAÇÃO E A EUCARISTIA DE ADULTO QUE, BATIZADOS NA INFÂNCIA, NÃO RECEBERAM A DEVIDA CATEQUESE

As seguintes sugestões pastorais referem-se aos adultos batizados na infância que não receberam depois a devida catequese e por isso não foram admitidos à Confirmação e à Eucaristia. Podem, contudo, ser aplicadas a casos semelhantes, principalmente de adulto batizado em perigo ou em artigo de morte.
Embora esses adultos não tenham ainda ouvido o anúncio do mistério de Cristo, sua situação não é igual à dos catecúmenos, porque já foram introduzidos na Igreja e se tornaram filhos de Deus pelo Batismo. Sua conversão se fundamenta, portanto, nesse Batismo recebido, cuja graça devem fazer crescer.

Como para os catecúmenos, a preparação desses adultos requer um tempo prolongado, no qual a fé infusa no Batismo deve crescer, chegar à maturidade e enraizar-se profundamente mediante a formação pastoral que lhes é dada. É preciso que sua vida cristã lance raízes por meio dos ensinamentos recebidos, da conveniente catequese, do relacionamento com a comunidade dos fiéis e da participação em alguns ritos litúrgicos.

O currículo da catequese corresponde de ordinário ao dos catecúmenos; na sua aplicação, porém, o sacerdote, diácono ou catequista considere as condições peculiares dos adultos que já receberam o Batismo.

Do mesmo modo que os catecúmenos, também esses adultos sejam ajudados pela caridade fraterna e pela oração da comunidade dos fiéis, que darão testemunho de sua idoneidade quando se tratar de admiti-los aos sacramentos.

Os adultos são apresentados à comunidade por um introdutor. No tempo da formação cada um escolhe, com a aprovação do sacerdote, um padrinho que o acompanhará como representante da comunidade e terá em relação a ele as mesmas funções que o padrinho em relação ao catecúmeno. O padrinho escolhido nessa ocasião poderá ser o mesmo do Batismo, se for realmente capaz de exercer essas funções.

O tempo de preparação é santificado por atos litúrgicos, sendo o primeiro o rito pelo qual os adultos são recebidos na comunidade e tomam consciência de ser seus membros por já possuírem o caráter batismal.

Daí em diante participarão da liturgia da Palavra, não só nas celebrações da assembleia dos fiéis como nas que se destinam especialmente aos catecúmenos.

Para significar a ação de Deus nesse processo de preparação, podem ser utilizados alguns ritos do catecumenato que correspondam à situação e ao bem espiritual desses adultos, como as entregas dos Símbolos, da Oração do Senhor ou também dos Evangelhos.

O tempo de catequese seja adequadamente inserido no ano litúrgico, sobretudo quanto à última parte, que de ordinário se ajustará à Quaresma. Reúnam-se nesse período para as celebrações penitenciais que conduzem ao sacramento da Penitência.

O ponto alto de toda a formação será normalmente a Vigília da Páscoa, em que os adultos professarão a fé batismal, receberão o sacramento Confirmação e participarão da Eucaristia. Se a Confirmação não puder ser dada na própria Vigília Pascal, pela ausência do Bispo ou do ministro extraordinário, seja ministrada quanto antes e, na medida do possível, no tempo pascal.

Os adultos completarão sua formação cristã e integração na comunidade vivendo com os recém-batizados o tempo da mistagogia.
Fonte: Ritual da Iniciação Cristã de Adultos

Nenhum comentário:

Postar um comentário