segunda-feira, 13 de maio de 2013

RECEBEI O ESPÍRITO SANTO - PENTECOSTES

O dom do Espírito Santo

Cinquenta dias depois da Páscoa, os cristãos são convocados a celebrar uma festa que marca o amadurecer do tempo pascal e abre um tempo que chamamos de comum, no qual vivemos a vida do Espírito.
Deus é Uno e Trino. Uno na Divindade e Trino nas Pessoas.
Toda ação de cada Pessoa da Trindade tem sua atribuição de ser uma ação de Deus, porque todas as três Pessoas estão presentes, agindo junto a cada Pessoa.
Por isso, o Espírito Santo não está presente só em Pentecostes.
Já na criação do mundo, o Espírito de Deus pairava sobre as águas para que gerassem vida (Gn 1,2). Está presente na história do povo de Deus. Ele falou pelos profetas.
É Ele que fecunda o seio de Maria (Lc 1,35), mantém viva a esperança como em Simeão (Lc 2,25), unge Jesus no Batismo (Lc 3,22), e o conduz em sua missão (Lc 4,1).
No dia de Pentecostes, unido à Páscoa de Jesus, o Espírito vem sobre os discípulos, unidos a Maria no Cenáculo, e abre as fontes do coração de Deus para que a graça da redenção fecunde todo o universo.
A manifestação do Espírito, terceira Pessoa da Santíssima Trindade, faz-nos conhecer a face do Deus único que é vida e se comunica.
Jesus soprou sobre os discípulos (Jo 20,22), como Deus soprara sobre o homem feito do barro para que tornasse alma vivente (Gn 2,7).
É a nova criação. Cria homens novos à imagem do Filho. Estando de portas fechadas recebem o Espírito. Abrem as portas e anunciam o Ressuscitado.
O Espírito modifica o coração dos discípulos de medrosos para ardorosos anunciadores.
Jesus os instruíra: "Quando o Espírito vier, ele vos conduzirá à verdade plena" (Jo 16,13).
A missão do Espírito é nos colocar em comunhão com a Trindade.
Ele é o amor de Deus que jorra abundante para a vida, como dissera: "de seu seio jorrarão rios de água vida. Ele falava do Espírito que deveriam receber os que nele cressem" (Jo 7,37-39).

Santificais vossa Igreja

O corpo de Cristo, a Igreja, é composto de muitos membros. É o Espírito quem faz a coesão (unidade). A Igreja não é simplesmente uma estrutura social, mas um mistério com Cristo. Mistério no sentido de que o que era em Cristo agora age nela e por ela.
Por isso a santidade da Igreja está no seu Redentor, que a purificou e a fez bela para Deus.(Ap 21,2).
O Espírito liberta a Igreja das cadeias do mal e a fortalece na fragilidade. O Espírito segue a Igreja em todos os caminhos, desde suas celebrações até sua implantação no meio dos novos povos.
Vivemos o tempo do Espírito que é breve, o Esposo sempre chama sua esposa: Vem! (Ap 22,17).
O Espírito nos leva a acolher as graças da redenção através dela (Igreja) que é seu sacramento.
Em cada sacramento, no momento da epiclese (invocação do Espírito Santo), a Igreja O recebe e O comunica para que a graça continue agindo.
Ele a envia em missão a todos os povos como no dia de Pentecostes.

Espírito para o Bem-Comum

Participamos da vida e missão de Cristo como colaboradores do Espírito, unidos a Ele que habita em nós como um templo (1Cor 3,16).
Estar cheio do Espírito Santo é ter a disposição de agir pelo Evangelho.
O Espírito distribui os dons para a ação comum.
Agir no Evangelho é colocar em ação os dons que recebemos.
Deste modo podemos ter a capacidade de dialogar com todo tipo de pessoas e realidades para o crescimento do Corpo de Cristo.
O único modo de crescer é sair de si para Deus entrar.
fonte: Reflexões e Sugestões Litúrgicas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário