segunda-feira, 6 de maio de 2013

INICIAÇÃO À VIDA CRISTÃ

Ritos e Sacramentos Paróquia Sto Antonio-Covanca-SG
Iniciação para a vida cristã.

A iniciação cristã, que inclui o Querigma, é a maneira prática de colocar alguém em contato com Jesus Cristo e iniciá-lo no discipulado. Dá-nos, também, a oportunidade de fortalecer a unidade dos três sacramentos da iniciação, e aprofundar o rico sentido deles.

A iniciação cristã, refere-se à primeira iniciação nos mistérios da fé, seja na forma do catecumenato batismal para os não batizados, seja na forma do catecumenato pós-batismal para os batizados não suficientemente catequisados. Esse catecumenato está intimamente unido aos sacramentos da iniciação: batismo, confirmação e eucaristia, celebrados solenemente na Vigília Pascal. Teríamos que distinguir, portanto, de outros processos catequéticos e formativos que podem ter a iniciação cristã como base.

Propostas para a iniciação cristã.

Desenvolver em nossas comunidades um processo de iniciação na vida cristã que comece pelo Querigma e que, guiado pela Palavra de Deus, conduza a um encontro pessoal, cada vez maior, com Jesus Cristo, perfeito Deus, perfeito Homem, experimentado como plenitude da humanidade e que leve à conversão, ao seguimento em uma comunidade eclesial e a um amadurecimento de fé na prática dos sacramentos, do serviço e da missão.

Recordamos que o caminho de formação do cristão, na tradição mais antiga da Igreja, "teve sempre caráter de experiência, na qual era determinante o encontro vivo e persuasivo com Cristo, anunciado por autênticas testemunhas" (SC 64). Trata-se de uma experiência que introduz o cristão numa profunda e feliz celebração dos sacramentos, com toda a riqueza de seus sinais. Desse modo, a vida vem se transformando progressivamente pelos santos mistérios que se celebram, capacitando o cristão a transformar o mundo. Isso é o que se chama "catequese mistagógica".

Se discípulo é dom destinado a crescer. A iniciação cristã dá a possibilidade de uma aprendizagem gradual no conhecimento, no amor e no seguimento de Cristo. Dessa forma, ela forja a identidade cristã com as convicções fundamentais e acompanha a busca do sentido da vida. É necessário assumir a dinâmica catequética da iniciação cristã. Uma comunidade que assume a iniciação cristã renova sua vida comunitária e desperta seu caráter missionário. Isso requer novas atitudes pastorais por parte dos bispos, presbíteros, diáconos, pessoas consagradas e agentes de pastoral.

Como características do discípulo, indicadas pela iniciação cristã, destacamos: 

- que tenha como centro a pessoa de Jesus Cristo, nosso Salvador e plenitude de nossa humanidade, fonte de toda maturidade humana e cristã;
- que tenha espírito de oração, seja amante da Palavra, pratique a confissão frequente e participe da Eucaristia;
- que insira cordialmente na comunidade eclesial e social, seja solidário no amor e fervoroso missionário.

A paróquia precisa ser o lugar onde se assegure a iniciação cristã e terá tarefas irrenunciáveis:

- iniciar a vida cristã os adultos batizados e não suficientemente evangelizados;
- educar na fé as crianças batizadas em um processo que as leve a completar sua iniciação cristã;
- iniciar os não batizados que, havendo escutado o querigma, querem abraçar a fé. Nessa tarefa, o estudo e a assimilação do Ritual de Iniciação Cristã de Adultos é referência necessária e apoio seguro.

Assumir a iniciação cristã exige não só uma renovação de modalidade catequética da paróquia. Propomos que o processo catequético de formação adotado pela Igreja para a iniciação cristã seja assumido como a maneira ordinária e indispensável de introdução na vida cristã e como a catequese básica e fundamental. Depois, virá a catequese permanente que continua o processo de amadurecimento da fé; nela se deve incorporar o discernimento vocacional e a iluminação para projetos pessoais de vida.

Fonte: Documento de Aparecida, (DA n n: 286-294).
SC: Sacrosanctum Concilium

Nenhum comentário:

Postar um comentário