quarta-feira, 24 de abril de 2013

RETIRO ESPIRITUAL - COMISSÃO ARQUIDIOCESANA DA INICIAÇÃO PARA À VIDA CRISTÃ

Nos dias 22 e 23 a Comissão Arquidiocesana da Iniciação para à Vida Cristã, foi acolhida na Casa das Irmãs de Nª. Srª. de Belém em Petrópolis para o Retiro Espiritual 2013, cujo o Tema foi "A Porta da Fé, que introduz na vida de comunhão com Deus está sempre aberta para nós" (Porta Fidei n.1).

Na noite de 22 iniciou o Retiro com a Santa Missa presidida pelo Mons. Paulo. A Irmã Inês começou a Reflexão com uma Dinâmica (Porta Fidei) - "Neste Ano da Fé o Santo Padre nos convida a refletir sobre a nossa própria fé; sobre os seus fundamentos e sobre a maneira como a vivenciamos. E o ponto de partida é lembrarmos que esta porta é o próprio Cristo que nos ama, nos chama e está sempre disposto a nos acolher."

Apresentando as fontes de crescimento para a nossa espiritualidade e nossa Fé:


A Bíblia - (...a Palavra de Deus é anunciada e o coração se deixa plasmar pela graça que transforma).
Documentos do Concílio Vaticano II - (...nele se encontra uma bússola segura para nos orientar no caminho(...) uma grande força para a renovação sempre necessária da Igreja).
Catecismo da Igreja Católica - (... norma segura para o ensino da fé).
Credo - (os conteúdos essenciais, que há séculos constituem o patrimônio de todos os crentes, necessitam de ser confirmados, compreendidos e aprofundados de maneira sempre nova para se dar testemunho coerente deles em condições históricas diversas das do passado).
Crucifixo - (No mistério da sua morte e ressurreição, Deus revelou plenamente o Amor que salva e chama os homens à conversão de vida por meio da remissão dos pecados. cf. At 5,31).

"O amor de Cristo nos impele" (2Cor 5,14) - É o amor de Cristo que enche os nossos corações e nos impele a evangelizar.

No segundo dia de retiro, foi apresentado pelos representantes Vicariais (Niterói, Oceânico, Rural, Alcantara, Lagos e São Gonçalo), os Temas das Catequeses do Papa emérito Bento XVI, sobre o Ano da Fé.
Utilizando de várias metodologias, criatividade e acima de tudo muita espiritualidade os membros envolvidos apresentaram e partilharam as Catequeses:
O que é a Fé?
A fé da Igreja
O desejo de Deus.
Os caminhos para chegar ao conhecimento de Deus.
O bom senso da fé em Deus.
Como falar de Deus?
Deus revela o seu desígnio benevolente
Etapas da Revelação
Virgem Maria, ícone da fé obediente
Fez-se homem
Jesus Cristo "mediador e plenitude de toda a Revelação"

Na última reflexão foi abordado o grande Mistério da nossa Fé: a Eucaristia, que nos dá capacidade, força e perseverança de viver como verdadeiros cristãos no mundo em que vivemos.

Ao término do retiro a Irmã conduziu uma avaliação do Retiro.
" Somente com e pela graça de Deus, seu amor misericordioso fazemos aquilo que é do agrado de Deus"












Por: Comissão Arquidiocesana de Iniciação para a Vida Cristã.
23.04.2013.

Nenhum comentário:

Postar um comentário