quinta-feira, 4 de abril de 2013

A IMPORTÂNCIA DO ADULTO NA IGREJA, HOJE.


A IMPORTÂNCIA DO ADULTO NA IGREJA, HOJE
(Pe. Abimar Oliveira de Moraes )

1. Síntese histórica

A importância do adulto para a Igreja é tão antiga como ela mesma, pois nasce com a própria Igreja. Nos primeiros séculos cristãos, toda a Catequese é voltada preferencialmente para os adultos, especialmente no contexto do catecumenato. Com a generalização do batismo das crianças e a decadência do catecumenato ( séc. V) entra em crise a catequese em geral e, portanto, também a Catequese de Adultos.

O grande despertar catequístico do sécuJo XVI, como resposta à grave situação de ignorância religiosa do povo cristão, trouxe consigo um novo impulso para a Catequese de Adultos, principalmente, através do Concílio de Trento, que tornou obrigatório aos párocos a instrução catequística aos fiéis cristãos, especialmente no domingo.

Na época moderna, diversas circunstâncias, mas sobretudo a secularização da
instrução religiosa, fazem com que surja uma «infantilização» da Catequese e conduzem a
Catequese de Adultos a um estado muito precário.

No século passado, continua a lamentação a respeito da ignorância religiosa dos cristãos e se recorda a disposição tridentina, principalmente, no Congresso Internacional de Catequese, celebrado em Roma, no ano de 1950, mas com resultados muito modestos.

O Concílio Vaticano II e a renovação pastoral que ele provocou deram uma contribuição para o início de mudança desse quadro. Nos anos sessenta, muitos são os catequetas e catequistas que defendem, não só a urgência, mas a centra]idade e o primado da Catequese de Adultos. Essa mudança não é só quantitativa, mas sobretudo, qualitativa: não propõe somente uma Catequese para os adultos, mas uma Catequese adulta, uma Catequese que leve a sério as exigências, a cultura e as interrogações religiosas dos adultos de hoje.
A opção prioritária pela Catequese de Adultos recebe uma importante consagração no Diretório para a Catequese de 1971. Nesse, a Catequese de Adultos é considerada a forma principal de Catequese, para a qual todas as outras são ordenadas. Esse elemento será
acolhido quase unanimemente, nos diversos documentos oficiais da Catequese, nos diversos programas pastorais que giram em torno do tema central da evangelização, e começará, aos poucos, a traduzir-se em realizações concretas de práxis pastoral. Podemos afirmar que a prioridade da Catequese de Adultos existe, mais como princípio a ser seguido do que como realidade já existente, mas, se trata de uma realidade que está crescendo e cheia de promessas.

2. Realizações da Catequese de Adultos

Uma visão panorâmica das realizações concretas da Catequese de Adultos na Igreja de hoje, nos apresenta, imediatamente a variedade e a heterogeneidade de formas e iniciativas.
Encontramos formas de Catequese de Adultos no âmbito das atividades litúrgico-sacramentais: homilias na Missa e nas celebrações sacramentais; preparação dos adultos aos sacramentos; envolvimento dos pais na iniciação sacramental dos filhos.
Outras formas de Catequese de Adultos tem um caráter mais formativo: cursos e conferências; grupos de reflexão; seminários de fé; escolas de teologia e para catequistas; e etc.
Outras formas estão ligadas aos Meios de Comunicação Social: livros e publicações; catecismos e «introduções à fé» para adultos; transmissões radiofônicas e televisivas; filmes; teatros; cursos por correspondência; e etc.
Outras realizações da Catequese de Adultos estão vinculadas ao despertar comunitário e associativo da Igreja: grupos de base, catecumenais e neocatecumenais; carismáticos; movimentos, grupos conjugais e familiares; e etc.
Finalmente, outras formas de Catequese de Adultos estão comprometidas com as atividades de promoção e de compromisso: comunidades de base; campanhas da fraternidade; alfabetização e conscientização; e etc.
Como vemos, o campo da Catequese de Adultos é amplo e dilatado. Classificações e tipologias podem responder a critérios diversos de distinção. Por isso, podemos falar de Catequese de Adultos de iniciação, de atualização, de aprofundamento; de Catequese de Adultos ocasionais, sistemáticas, permanentes; de Catequese de Adultos com caráter «formativo», ou «de iniciação», ou «promoção», e etc. Em alguns países, existe a tendência
a distinguir entre Catequese de Adultos e formação dos adultos, mas nem sempre essas fronteiras são claras.

3. Motivações e significado da opção pastoral pelo Adulto

Os motivos do novo interesse pela Catequese do Adulto são múltiplos, e de fácil
intuição:

-Motivos de ordem sócio-cultural: são aqueles que dizem respeito à situação e à transformação da sociedade atual. Algumas das principais marcas desse novo contexto sócio-cultural são: dinamicidade acelerada; aumento do conhecimento; pluralismo cultural e ideológico; mobilidade social; «conflitua1idade», novas formas de opressão e manipulação; e etc. Nesse contexto, surge, em muitos contemporâneos, um sentimento de desorientação e uma necessidade de re-qualificação para poder entender e dominar a realidade. Essa situação se reflete também no âmbito do conhecimento e da experiência religiosa.

-Motivos de índole psicológica e antropológica: a reflexão atual acentua muito o caráter dinâmico e aberto da maturidade humana, que comporta a necessidade de contínua formação e aprendizado. Está já superada a distinção rígida entre sujeitos educadores e educados, entre as pessoas em formação e as pessoas formadas. Para todos se impõe um ritmo sempre aberto de crescimento e de maturidade, também, no que diz respeito às realidades religiosas.

-Motivos de ordem teológico-pastoral: são aqueles mais conhecidos e evidentes no âmbito da práxis pastoral e catequética. Diversos fenômenos e situações presentes hoje na Igreja, solicitam um potenciar da Catequese dos Adultos: a crise de fé e a perda da identidade de muitos cristãos; a resistência às mudanças no campo religioso; a crise generacional entre adultos e jovens e a relativa crise da função educativa; a polarização infantil e o andamento patemalístico da pastoral tradicional; a crise de credibilidade na Igreja; o predomínio clerical na vida eclesial; a emarginação do laicato; e etc. Todos esses fenômenos, no contexto da visão renovada da fé, da Igreja e da missão cristã no mundo, solicitam com força uma promoção qualitativa dos fiéis adultos e responsáveis na Igreja de hoje. E dessa promoção aparece como fator de primeira ordem o incremento da Catequese de Adultos.

As considerações por nós feitas, permitem-nos de começar a ver o significado e o desafio que nos impõe uma opção pastoral pela Catequese de Adultos hoje. Não se trata, em nenhum modo, de estender aos adultos a Catequese tradicional dirigida às crianças. Essa não pode ser concebida como um meio para reproduzir ou manter a estrutura eclesial assim como se encontra hoje. Muito menos, teria significado empenhar-se por uma Catequese de Adultos com a intenção de restaurar ou de defender os espaços perdidos pela presença e pela ação da Igreja. A Catequese de Adultos deve ser promovida hoje, com coragem e criatividade, a serviço de um novo tipo de fiel e por um projeto renovado de Igreja, que esteja em consonância com as exigências evangélicas e em sintonia com as interrogações profundas do ser humano de hoje.
  

Nenhum comentário:

Postar um comentário