quinta-feira, 4 de abril de 2013

DESAFIOS PARA CATEQUESE, HOJE


Desafios para a catequese, Hoje

Leomar Brustolin[1]

•          O que temos? Ver a realidade com luzes e sombras
•      
    O que queremos? Avaliar nossa prática à Luz do Diretório Nacional para a Catequese
•          
Como faremos? Propor ações e sugestões para atingir nossos objetivos


Nossa realidade
Catequese que parece aula
Dia do sacramento parece uma formatura
Descompromisso da família
Sensação de que “algo” precisa mudar ( pais, idade, manual, etc..)
Cansaço em muitas situações
Boas iniciativas e alternativas mas muito localizadas
Boa vontade para anunciar Jesus Cristo
Renovado interesse a partir do Diretório Nacional para  catequese
Catequese como iniciação cristã!!!

Vivemos mudanças aceleradas
Características da Pós-Modernidade
Modernidade: razão, a palavra, argumento, pregador
Pós-modernidade:  crise da razão, evidencia o sentimento, o cuidado, a sensação, a imagem, testemunho, exemplo
Momento Novo
Urbanização: progresso tecnológico, informática e meios de comunicação social.
Caracterizado:
1.      Pluralismo
2.      Descartabilidade
3.      Utilitarismo
4.      Imediatismo
5.      Emotividade
6.      Esteticismo


Por que a nossa catequese tem tantos desafios?
Será que nós fomos evangelizados? Iniciados?
Reduzimos  a catequese à infância e à adolescência, tem gente que pensa que já sabe tudo!!!
Ter identificado catequese com catecismo e com preparação aos Sacramentos... E A FORMAÇÃO PERMANENTE ?
dado a impressão de que para a missão de catequista não é preciso haver pessoas preparadas, bastando a boa vontade, e algumas receitinhas de técnicas de dinâmicas, animação, cantoria...
Desvinculou-se da parte litúrgica e celebrativa .
A pessoa precisa sentir Deus presente na comunidade que celebra.
 
Catequese virou Aula!!!

Escola
Alunos
Professores
Chamada
Quadro negro
Exercícios de aprendizagem
Prova de avaliação
Aprovado ou reprovado
Livro base
Estudar


Catequese é vivência do Mistério

Catequese
Catequizandos
Catequistas ( introdutores, padrinhos)
Ver porque alguém faltou ao encontro
Mesa onde todos sentam ao redor
Avalia-se o progresso na participação na comunidade
Bíblia
Manual: ferramenta e não fim


Distinções Necessárias

EVANGELIZAÇÃO
é o anúncio de uma proposta de fé, supõe adesão confessional. É a presença ativa da Igreja no mundo, conforme o Evangelho de Jesus Cristo. Evangelizar é anunciar.
ENSINO RELIGIOSO
 é o componente curricular escolar que possibilita ao estudante uma compreensão das manifestações religiosas na cultura humana em vistas da formação cidadã.
CATEQUESE
 processo permanente, comunitário  e progressivo da educação da fé cristã.
Kata-echkéo: a Palavra de Deus, que dele vem pela Igreja ecoa no coração e  na vida e, daí, ressoa, repercute em conversão, atitude, compromisso com a Comunidade

O Que Queremos?  ( Julgar)


Uma catequese:
Cristocêntrica
Bíblica
Litúrgica
Comunitária
Solidária
Orante
CAMINHODE  DISCÍPULOSE MISSIONÁRIOS


A Catequese deve:
Iniciar no mistério ( Presença de Alguém)
Ensina a dialogar ( rezar estar nEle)
Deus: Trindade: comunidade de amor
Revelada em Jesus Cristo: opção fundamental
Na Igreja de Jesus ( Comunidade que também precisa de conversão permanente)
Para viver como Jesus viveu: no amor a deus e ao próximo
Esperar o Reino de Deus entre o já e o ainda-não.

Como faremos? (Agir)
Romper com esquema atual: escola
Despertar o interesse/motivação
Procurar ser mais criativos, mas com metas definidas.
Preparar os catequistas e planejas os encontros
Vincular à vida comunitária e solidária

Pistas de ação
Cultura da imagem: vídeo, DVD, figuras modernas etc.. ( cuidar com imagens velhas  ou desenhos muito antigos ou inadequados a certa faixa etária
Trabalhar o lúdico: o jogo, aprender brincando. Mas cuidado para não usar muitas dinâmicas sem saber o porquê
Iniciar na oração viva: cuidar do tempo ( não muito longa) do espaço ( sagrado) e do conteúdo ( linguagem)
Contar exemplos: Madre Teresa, João Paulo II etc...
Ajudar o catequizando a fazer perguntas, a associar fé e vida. Usar o jornal e a revista da semana!

Cuidar do Espaço
Mesa com cadeiras
Sem quadro negro
Bíblia em destaque
Ambão para a Palavra: vela, flores, água
Ambiente arejado, alegre, sem muitos cartazes pendurados nas paredes ( típico de ambiente escolar) poucos cartazes e significativos ( não poluir o visual)
Imagem de Jesus, crucificado ou ressuscitado.

Catequista
Preparado: leitura e oração
Bíblia, jornal e revistas.
Preparar os símbolos: escolher bem, o ideal são dois: um para o texto bíblico e outro para a realidade.
Rezar antes de começar o encontro, equilibra-se: estar de bem coma vida! O catequizando percebe se pode confiar ou “dominar” o catequista
Cuidar da aparência e da linguagem acessível e não descontextualizada.

Leitura Orante
Texto Bíblico: selecionar bem, textos curtos, de preferência narrativo ou parábola.
Iniciar o encontro com boa acolhida. Dar tempo para chegar, falar um pouco, se acomodar! ( é preciso acalmar mente e coração para começar, para isso não basta dizer: Silêncio!)
Se possível colocar uma música de fundo...
Introduzir a temática do encontro brevemente

O Encontro
Após a acolhida:
Mudar de espaço: ir até o ambão, todos em pé,
1. Sinal da Cruz com água benta
2. Canto de aclamação à Palavra e acendimento da vela
3. Um catequizando lê a Palavra
4. Outro catequizando lê novamente
5. A catequista faz uma terceira leitura destacando alguns pontos.
6. Beijar a Bíblia
7. Reconstruir o texto com a participação de todos
8. Voltar para a mesa, sentar. Cada um pode dizer a parte do texto: palavra, frase ou gesto que mais lhe chamou atenção. ( sem dizer o porquê, apenas citar.
9. A catequista explica o contexto da passagem e trabalha alguns versículos selecionados para explicar o significado do texto.
10. Através de alguma imagem de revista ou de algum outro recurso, ver como o texto se aplica aos nossos dias, como ele ilumina o cotidiano?
11. Propor uma atividade (dinâmica ou arte) que firme o que foi visto no encontro ( evite-se atividades escolares: redação, exercícios escritos etc..)
12. Dedique-se um bom tempo para oração sobre o que foi visto. Pode ser ao redor do ambão ou na igreja. Importante não fazer sentado e sem motivações.
13. Distribuir tarefas para o próximo encontro: leituras, quem traz flores, quem prepara o símbolo etc...

Integrando a Liturgia
Solenizar a leitura da Palavra na Catequese
Visitar a comunidade: Via Sacra, terço ( ou dezena), adoração ao Santíssimo ( cuidar que o tempo seja proporcional à idade e ao interesse dos catequizandos.
Propor celebrações mensais onde todos são chamados a participar com os pais:
1. Tríduo Pascal ( especialmente quinta-feira santa e sábado de aleluia)
2. Assistir um batizado na comunidade
3.Renovação das Promessas do Batismo
4. Celebração da Penitência ( não fazer apenas como desobriga nas vésperas da Primeira Eucaristia)
5. Missa com a entrega do escapulário ( devocional muito apreciado)
6. Bênção das Bíblias em setembro
7. Missa em homenagem aos catequistas em agosto

Referências Bibliográficas
BOLLIN, Antônio; GASPERINI, Francesco. A catequese na vida da Igreja. Notas de história, São Paulo: Paulinas 1998.
BRUSTOLIN, Leomar. Formação Bíblica para Catequistas. 3. ed. São Paulo: Paulinas, 2007.
______________ e LELO, Antônio. Caminho de fé, livro do catequizando. São Paulo: Paulinas, 2006.
______________ . Caminho de fé, livro do catequista. 3. ed. São Paulo: Paulinas, 2007.
CONFERÊNCIA NACIONAL DOS BISPOS DO BRASIL. Diretório nacional da catequese. São Paulo: Paulinas 2007. Documentos da CNBB 84.
_____, Catequese renovada. Orientações e conteúdo. São Paulo: Paulinas 1984. Documentos da CNBB 43.
_____, Animação da vida litúrgica no Brasil. Elementos de pastoral litúrgica. 3. ed. São Paulo, Paulinas 1989. Documentos da CNBB 43.
_____, Orientações para a celebração da Palavra de Deus. 11. ed. São Paulo, Paulinas, 2000. Documentos da CNBB, 52.
_____, O itinerário da fé na “iniciação cristã de adultos. São Paulo: Paulus 2001. Estudos da CNBB 82.
_____, Com adultos, catequese adulta. Texto-base elaborado por ocasião da Segunda Semana Brasileira de Catequese. São Paulo: Paulus 2001. Estudos da CNBB 80.
_____, Formação dos catequistas. Critérios pastorais. São Paulo: Paulus 1990. Estudos da CNBB 59.


[1] Doutor em Teologia. Professor da Faculdade de Teologia da PUCRS, onde é Coordenador do Curso de Especialização em Ensino Religioso e coordenador do Mestrado em Teologia.  leomar.brustolin@pucrs.br

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