Desafios para a catequese, Hoje
Leomar Brustolin[1]
•
O que temos? Ver
a realidade com luzes e sombras
•
O que queremos?
Avaliar nossa prática à Luz do Diretório Nacional para a Catequese
•
Como faremos?
Propor ações e sugestões para atingir nossos objetivos
Nossa realidade
•Catequese que parece aula
•Dia do sacramento parece uma formatura
•Descompromisso da família
•Sensação de que “algo” precisa mudar ( pais, idade,
manual, etc..)
•Cansaço em muitas situações
•Boas iniciativas e alternativas mas muito localizadas
•Boa vontade para anunciar Jesus Cristo
•Renovado interesse a partir do Diretório Nacional
para catequese
•Catequese como iniciação cristã!!!
Vivemos mudanças aceleradas
•Características da Pós-Modernidade
•Modernidade: razão, a palavra, argumento, pregador
•Pós-modernidade:
crise da razão, evidencia o sentimento, o cuidado, a sensação, a imagem,
testemunho, exemplo
Momento
Novo
•Urbanização: progresso tecnológico, informática e
meios de comunicação social.
•Caracterizado:
1. Pluralismo
2. Descartabilidade
3. Utilitarismo
4. Imediatismo
5. Emotividade
6. Esteticismo
Por que a nossa catequese
tem tantos desafios?
Será que nós fomos evangelizados? Iniciados?
Reduzimos a
catequese à infância e à adolescência, tem gente que pensa que já sabe tudo!!!
Ter identificado catequese com catecismo e com
preparação aos Sacramentos... E A FORMAÇÃO PERMANENTE ?
dado a impressão de que para a missão de catequista
não é preciso haver pessoas preparadas, bastando a boa vontade, e algumas
receitinhas de técnicas de dinâmicas, animação, cantoria...
Desvinculou-se da parte litúrgica e celebrativa .
A pessoa precisa sentir Deus presente na comunidade
que celebra.
Catequese virou Aula!!!
•Escola
•Alunos
•Professores
•Chamada
•Quadro negro
•Exercícios de aprendizagem
•Prova de avaliação
•Aprovado ou reprovado
•Livro base
•Estudar
Catequese é vivência do Mistério
•Catequese
•Catequizandos
•Catequistas ( introdutores, padrinhos)
•Ver porque alguém faltou ao encontro
•Mesa onde todos sentam ao redor
•Avalia-se o progresso na participação na comunidade
•Bíblia
•Manual: ferramenta e não fim
Distinções Necessárias
EVANGELIZAÇÃO
é
o anúncio de uma proposta de fé, supõe adesão confessional. É a presença ativa
da Igreja no mundo, conforme o Evangelho de Jesus Cristo. Evangelizar é
anunciar.
ENSINO
RELIGIOSO
é o componente curricular escolar que
possibilita ao estudante uma compreensão das manifestações religiosas na
cultura humana em vistas da formação cidadã.
CATEQUESE
processo
permanente, comunitário e progressivo da
educação da fé cristã.
Kata-echkéo: a Palavra de Deus, que dele vem pela Igreja ecoa
no coração e na vida e, daí, ressoa,
repercute em conversão, atitude, compromisso com a Comunidade
O Que Queremos? ( Julgar)
Uma
catequese:
•Cristocêntrica
•Bíblica
•Litúrgica
•Comunitária
•Solidária
•Orante
•CAMINHODE
DISCÍPULOSE MISSIONÁRIOS
A Catequese deve:
•Iniciar no mistério ( Presença de Alguém)
•Ensina a dialogar ( rezar estar nEle)
•Deus: Trindade: comunidade de amor
•Revelada em Jesus Cristo : opção fundamental
•Na Igreja de Jesus ( Comunidade que também precisa de
conversão permanente)
•Para viver como Jesus viveu: no amor a deus e ao
próximo
•Esperar o Reino de Deus entre o já e o ainda-não.
Como faremos? (Agir)
•Romper com esquema atual: escola
•Despertar o interesse/motivação
•Procurar ser mais criativos, mas com metas definidas.
•Preparar os catequistas e planejas os encontros
•Vincular à vida comunitária e solidária
Pistas de ação
•Cultura da imagem: vídeo, DVD, figuras modernas etc..
( cuidar com imagens velhas ou desenhos
muito antigos ou inadequados a certa faixa etária
•Trabalhar o lúdico: o jogo, aprender brincando. Mas
cuidado para não usar muitas dinâmicas sem saber o porquê
•Iniciar na oração viva: cuidar do tempo ( não muito
longa) do espaço ( sagrado) e do conteúdo ( linguagem)
•Contar exemplos: Madre Teresa, João Paulo II etc...
•Ajudar o catequizando a fazer perguntas, a associar fé
e vida. Usar o jornal e a revista da semana!
Cuidar do Espaço
•Mesa com cadeiras
•Sem quadro negro
•Bíblia em destaque
•Ambão para a Palavra: vela, flores, água
•Ambiente arejado, alegre, sem muitos cartazes
pendurados nas paredes ( típico de ambiente escolar) poucos cartazes e
significativos ( não poluir o visual)
•Imagem de Jesus, crucificado ou ressuscitado.
Catequista
•Preparado: leitura e oração
•Bíblia, jornal e revistas.
•Preparar os símbolos: escolher bem, o ideal são dois:
um para o texto bíblico e outro para a realidade.
•Rezar antes de começar o encontro, equilibra-se: estar
de bem coma vida! O catequizando percebe se pode confiar ou “dominar” o catequista
•Cuidar da aparência e da linguagem acessível e não
descontextualizada.
Leitura Orante
•Texto Bíblico: selecionar bem, textos curtos, de
preferência narrativo ou parábola.
•Iniciar o encontro com boa acolhida. Dar tempo para
chegar, falar um pouco, se acomodar! ( é preciso acalmar mente e coração para
começar, para isso não basta dizer: Silêncio!)
•Se possível colocar uma música de fundo...
•Introduzir a temática do encontro brevemente
O Encontro
Após
a acolhida:
Mudar
de espaço: ir até o ambão, todos em pé,
1.
Sinal da Cruz com água benta
2.
Canto de aclamação à Palavra e acendimento da vela
3.
Um catequizando lê a Palavra
4.
Outro catequizando lê novamente
6.
Beijar a Bíblia
7.
Reconstruir o texto com a participação de todos
8.
Voltar para a mesa, sentar. Cada um pode dizer a parte do texto: palavra, frase
ou gesto que mais lhe chamou atenção. ( sem dizer o porquê, apenas citar.
10.
Através de alguma imagem de revista ou de algum outro recurso, ver como o texto
se aplica aos nossos dias, como ele ilumina o cotidiano?
11.
Propor uma atividade (dinâmica ou arte) que firme o que foi visto no encontro (
evite-se atividades escolares: redação, exercícios escritos etc..)
12.
Dedique-se um bom tempo para oração sobre o que foi visto. Pode ser ao redor do
ambão ou na igreja. Importante não fazer sentado e sem motivações.
13.
Distribuir tarefas para o próximo encontro: leituras, quem traz flores, quem
prepara o símbolo etc...
Integrando a Liturgia
Solenizar
a leitura da Palavra na Catequese
Visitar
a comunidade: Via Sacra, terço ( ou dezena), adoração ao Santíssimo ( cuidar
que o tempo seja proporcional à idade e ao interesse dos catequizandos.
Propor
celebrações mensais onde todos são chamados a participar com os pais:
1.
Tríduo Pascal ( especialmente quinta-feira santa e sábado de aleluia)
2.
Assistir um batizado na comunidade
3.Renovação
das Promessas do Batismo
4.
Celebração da Penitência ( não fazer apenas como desobriga nas vésperas da
Primeira Eucaristia)
5.
Missa com a entrega do escapulário ( devocional muito apreciado)
6.
Bênção das Bíblias em setembro
7.
Missa em homenagem aos catequistas em agosto
Referências
Bibliográficas
BOLLIN, Antônio; GASPERINI, Francesco.
A
catequese na vida da Igreja. Notas de história, São Paulo:
Paulinas 1998.
BRUSTOLIN,
Leomar. Formação Bíblica para Catequistas.
3. ed. São Paulo: Paulinas, 2007.
______________
e LELO, Antônio. Caminho de fé, livro do
catequizando. São Paulo: Paulinas, 2006.
______________
. Caminho de fé, livro do catequista.
3. ed. São Paulo: Paulinas, 2007.
CONFERÊNCIA NACIONAL DOS BISPOS DO BRASIL. Diretório
nacional da catequese. São Paulo: Paulinas 2007. Documentos
da CNBB 84.
_____, Catequese renovada. Orientações
e conteúdo. São Paulo: Paulinas 1984. Documentos da CNBB 43.
_____, Animação da vida litúrgica no Brasil.
Elementos de pastoral litúrgica. 3. ed. São Paulo, Paulinas 1989.
Documentos da CNBB 43.
_____, Orientações para a celebração da Palavra de
Deus. 11. ed. São Paulo, Paulinas, 2000. Documentos da CNBB,
52.
_____, O itinerário da fé na
“iniciação cristã de adultos”. São Paulo: Paulus 2001.
Estudos da CNBB 82.
_____, Com adultos, catequese adulta. Texto-base
elaborado por ocasião da Segunda Semana Brasileira de Catequese. São Paulo:
Paulus 2001. Estudos da CNBB 80.
_____, Formação dos catequistas.
Critérios pastorais. São Paulo: Paulus 1990. Estudos da CNBB 59.
[1]
Doutor em
Teologia. Professor da Faculdade de Teologia da PUCRS, onde é
Coordenador do Curso de Especialização em Ensino Religioso
e coordenador do Mestrado em Teologia.
leomar.brustolin@pucrs.br
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