sexta-feira, 5 de julho de 2013

O CATEQUISTA APRIMORA O "FAZER" CATEQUÉTICO

Quem sou eu e como me encontro? O que Deus espera de mim?
O que fazer para realizar o que Deus quer de mim e ser feliz?
FORMAÇÃO METODOLÓGICA -
OS JOVENS E O PROJETO PESSOAL DE VIDA

Preparar o ambiente - Deixar uma gravura de Jesus, a Bíblia e a frase: "A vida é dom de Deus" rodeadas por várias gravuras de jovens.

Acolhida e motivação - O catequista recebe, com alegria, os jovens e propõe uma reflexão sobre o Projeto Pessoal de Vida. Conta-lhes o seguinte episódio:
- Conheço um jovem, Paulo Fernando, que tem 17 anos. Numa aula de filosofia, o seu professor, ao falar sobre "identidade", mostrou que muitas pessoas vivem sem ela, mesmo tendo o documento RG. Algumas vivem em crise de identidade e outras, identificando-se com o seu tempo de adolescência, acreditam que a sua vida será uma eterna adolescência. O professor acrescentou ainda que até mesmo os cristãos estão perdendo a sua identidade.
Paulo Fernando, confuso com as palavras do professor, um dia perguntou-me:
- O que é identidade? O que é crise de identidade? Por que o adolescente se preocupa com sua identidade? O cristão tem uma identidade?
O que vocês responderiam a paulo Fernando? (dar tempo para o grupo se manifestar).

Reflexão do catequista.
Uma pergunta que todos nós fazemos e que na adolescência e juventude nos preocupa mais é: Quem sou eu?
Quando tentamos dar essa resposta, estamos juntando várias características exclusivas e próprias de cada um de nós que nos diferenciam das outras pessoas. Estas marcas é que fazem a nossa "diferença" e dão a nossa "identidade". São elas que nos fazem reconhecidos no meio de muita gente.
A fé cristã nos ensina que a vida é obra e dom de Deus. Como cristãos, nossa primeira vocação é acolher este dom e fazer com que nossa vida seja parecida com o sonho de Deus ao nos criar. Fomos criados como seres de relação: como nós mesmos, com os outros, com as coisas criadas e com Deus. Quanto mais crescermos nestas relações, mas felizes seremos. Daí a importância de valorizarmos nossa vida, agradecer a Deus por ela e colaborarmos com Deus aprimorando a sua obra.

O jovem cristão, desejando a própria felicidade, é protagonista da construção da sua própria história e da sociedade em que vive. Por isso, é necessário organizar e planejar os rumos da sua vida, pensar e colocar as bases para viver um processo de crescimento. A elaboração do projeto Pessoal de Vida, pautado no evangelho, ajuda-nos a crescer e ser felizes. A realização do projeto de vida é experiência saudável e estimulante para toda pessoa, mas para um (a) jovem é como fonte de inspiração para os ideais e as ações que certamente trarão felicidade para ele e para outros(as).

Para elaborar um projeto de vida, é imprescindível estabelecer objetivos, metas, caminhos a seguir a curto, médio e longo prazo.
Há alguns passos a serem seguidos:

1- Quem sou eu e como me encontro?
- recordo minha história pessoal (conversar com pais, familiares sobre fatos ocorridos desde o meu nascimento); analiso as relações comigo mesmo, com os outros, com os acontecimentos na família, na escola, no grupo de amigos, no namoro e na profissão, as quais influenciam minhas escolhas.
- Situo-me num contexto mais amplo: levantar as marcas positivas e negativas sociais, políticas, culturais e religiosas que envolvem minha vida;
- Faço uma lista de valores e ideais nos quais acredito e que orientam minha vida;
- Tomo consciência da  
visão que tenho sobre Jesus Cristo, Igreja Reino de Deus etc.

2- O que Deus espera de mim?
- Confronto a minha vida atual com o que Deus espera de mim e tomo consciência da vontade atual de Deus sobre a minha vida. Recordo alguns textos bíblicos e do ensinamento da Igreja que ajudem neste discernimento.
- O que Deus espera de mim e qual o meu sonho de realização pessoal e cristãos?

3- O que fazer para realizar o que Deus quer de mim e ser feliz?
- Determino ações bem concretas a serem realizadas em determinados prazos: nesta semana, no mês, até o final do ano, ações possíveis para não cair no desânimo.

Leitura Bíblica: Lc 4,18-19 (o projeto de Jesus)
Reflexão individual: criar um clima de silêncio com uma música de fundo e distribuir um esquema do Projeto Pessoal de Vida a cada jovem.
Partilha da Palavra.
Leitura individual do esquema do projeto pessoal de vida.
Reflexão em grupo: partilhar a importância do projeto e fazer uma síntese dos questionamentos.
Complementação do catequista e sugestão para que cada jovem reserve um tempo, durante a semana, para elaborar seu projeto pessoal de vida.

Oração:

Cremos, Senhor, que nos criaste para a felicidade e nos chamaste para semeá-la entre outros jovens. Ajuda-nos a viver as bem-aventuranças dos jovens:
- Felizes os jovens que confiam no teu amor; felizes os que buscam a verdadeira felicidade.
- Felizes os jovens que, sinceramente, vivem com a dignidade de batizados; felizes os que respeitam a dignidade das pessoas de todas as idades.
- Felizes os jovens que sabem escolher o melhor caminho no seu dia a dia; felizes os que são agradecidos pelos bons conselhos que recebem;
- Felizes os jovens que conservam as esperança; felizes os que sabem testemunhar o teu amor num mundo tão violento e carente de felicidade.
Senhor, reforça nossa certeza de que, acreditando em ti, fonte do amor, e seguindo teu Filho, caminho, verdade e vida, na força do Espírito Santo, seremos felizes e realizados.
Amém!
Fonte: Ir. Mary Donzellini, mjc em Formação Metodológica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário