quinta-feira, 27 de fevereiro de 2014

A ALEGRIA NO ENCONTRO CATEQUÉTICO - FORMAÇÃO METODOLÓGICA



A alegria verdadeira não vem de fora, não depende dos outros, não depende que eu venha a conseguir ou perder. A alegria é uma constante. Por isso, São Paulo nos diz: "Alegrai-vos sempre no Senhor".

Ela é parte integrante de nossa salvação em Cristo. O importante é entender que a alegria que vem do Senhor não é passageira, mas nos acompanha em qualquer circunstância, até mesmo nos momentos mais difíceis.

Quando estamos cheios de Deus, cultivamos sua amizade e andamos pelos caminhos de Jesus, nossa alegria é duradoura, pois a fonte está em Deus, que nunca nos abandona.

A palavra entusiasmo tem sua raiz no grego "entheos" e quer dizer: que leva um Deus dentro. Esse termo indica que, quando nos deixamos levar pelo entusiasmo e pela alegria, uma inspiração divina entra em nós e se serve de nossa pessoa para se manifestar.

"A alegria está no coração de quem já conhece a Jesus. A verdadeira paz só tem aquele que já conhece a Jesus" (Música).

O sorriso, a agitação, o barulho e o tumulto nem sempre são sinais de alegria. Muitas vezes sorrimos somente com os lábios e não com todo o nosso ser, porque não sabemos o que é a verdadeira alegria, pelo fato de não estarmos em paz conosco e com os irmãos.

Muitas pessoas julgam estar alegres sob o efeito de uma droga qualquer.Porém, passado o efeito, fica um vazio que causa depressão e outras doenças que não somente incomodam a essa pessoa, mas trazem preocupação à própria família e à sociedade.

Somente a pessoa com o coração sadio pode experimentar a verdadeira alegria, a alegria da alma, a alegria de viver. Somos verdadeiramente felizes amando-nos uns aos outros (cf. Fl 2,1-5). A paz de espírito e a prática do amor são bênçãos que Deus deseja que todos nós experimentemos à medida que permanecemos em Cristo.

"Nossa alegria baseia-se no amor do pai, na participação no mistério pascal de Jesus Cristo que, pelo Espírito Santo, noa faz passar da morte para a vida, da tristeza para a alegria, do absurdo para o sentido da existência, do desalento para a esperança que não engana" (DAp, n.17).

Iluminando com a Palavra de Deus.

"Agradeço ao meu Deus todas as vezes que me lembro de vocês. E sempre, em minhas orações, porque vocês cooperam no anúncio do Evangelho, desde o primeiro dia até agora" (Fl 1,1-5).

A carta aos Filipenses é a carta da alegria, pois são Paulo nos faz refletir sobre a alegria, dando-nos coragem para viver sempre alegres: "Fiquem sempre alegres no Senhor! Repito: fiquem alegres! Que a bondade de vocês seja notada por todos. O Senhor está próximo. Não se inquietem com nada. Apresentem a Deus todas as necessidades de vocês através da oração e da súplica, em ação de graças. Então a paz de Deus que ultrapassa toda compreensão guardará em Jesus Cristo os corações e os pensamentos de vocês" (Fl 4,4-7).

ORAÇÃO
Senhor, dá-me a graça de ser alegre, superando as condições adversas em que nasci. Deixa-me sentir alegria e viver na tua misericórdia. Desejo ajudar o meu próximo, tão sofredor, tão tristonho e que não está percebendo a vitalidade nas coisas nem a grandeza da vida. Encoraja-nos para que, mesmo na dor, no sofrimento ou na luta diária plea nossa subsistência, possamos viver a alegria e a paz de nosso Deus. Amém!
Por. Ir. Mary Donzellini, mjc.

Nenhum comentário:

Postar um comentário