quarta-feira, 12 de fevereiro de 2014

UM RECADO PARA OS PAIS

Nós somos catequistas da Igreja Católica e queremos partilhar com vocês o quanto a catequese é importante e necessária para todos nós, a começar pelas crianças, adolescentes e jovens.

1- O que é a Catequese?

É descobrir Jesus Cristo: saber quem Ele é, como Ele viveu, o que ensinou, o que ele contou para a humanidade sobre Deus. É também fazer a experiência de entrar em contato com Jesus, ser íntimo Dele, tê-lo como luz que ilumina os muitos passos que damos na vida. Portanto, a catequese alimenta a mente e o coração, ou seja, o nosso ser inteiro.

2- Quem precisa de Catequese?

Todos nós e durante toda a vida. Jesus tem sempre coisas novas para nos contar, atualizando e aprofundando o que está na Sagrada Escritura. É por isso que a Igreja realiza os encontros com os pais e padrinhos preparando-os para o batismo de seus filhos e afilhados, os encontros com os que vão casar, a catequese com jovens e adultos e tantas outras atividades, todas elas catequizadoras. Mas hoje nós queremos conversar com vocês, pai e mãe, sobre a catequese de seus filhos.

3- Quem deve catequizar as crianças?

Os primeiros catequistas das crianças devem ser os seus pais. Se são eles que dão a vida, também são eles que educam e encaminham os seus filhos para que vivam vem essa vida. E fazem isso por amor, porque querem que aqueles a quem geraram, participando da obra criadora de Deus, sejam felizes. Os pais que realmente amam os seus filhos se preocupam e se ocupam deles durante toda a vida.

4- Quando os pais começam a catequizar os seus filhos?

Desde o momento em que o concebem. Não é porque a criança ainda não nasceu que ela não percebe o que acontece com a sua mãe e com outras pessoas que estão próximas a ela. Estudos recentes comprovam que a criança, mesmo no ventre materno, capta o que acontece à sua volta. Assim, se os pais são religiosos, a criança entenderá que isso é importante e tenderá, mais tarde, a fazer o mesmo que seus pais fizeram antes que ela nascesse.

5- Os pais são os primeiros catequistas de seus filhos?

Exatamente. Tanto antes do nascimento deles, como também depois. A criança, no início da sua vida fora do ventre materno, acolhe o que os seus pais dizem e fazem, como uma esponja absorve a água. Pais religiosos são catequese viva para os seus filhos! Nada tem maior força catequizadora na vida das crianças do que olharem para os seus pais e receberem deles o testemunho da fé anunciada e praticada. Pais rezam juntos, que vão à igreja, que têm uma vida coerente, são o "melhor livro de catequese" e o "melhor encontro de catequese" que os filhos podem ter. A vida religiosa em casa tem tanta importância que a Igreja chama a família de "Igreja doméstica", isto é, a Igreja presente em cada casa.

6- O que os pais podem fazer se eles mesmo não foram catequizados?

A Igreja não pede dos pais mais do que eles podem oferecer. Cabe aos pais catequizarem os seus filhos até onde for possível. Tem pais que chegam a procurar a catequese de adultos da comunidade para assim, catequizados, catequizarem os seus filhos. Mas é essencial lembrar o seguinte: os pais catequizam os seus filhos muito mais pelo exemplo do que pelas palavras. E isso todos os pais podem fazer; basta para tanto que o queiram!

7- Se os pais são os primeiros catequistas de seus filhos, por que eles precisam encaminhá-los para a catequese na comunidade?

Porque os pais, com suas muitas ocupações, não têm como catequizar os seus filhos repassando a eles todos os conteúdos da catequese. O que os catequistas da comunidade fazem é complementar a catequese já iniciada pelos pais em casa. Assim sendo, a catequese na comunidade é indispensável para que as crianças e adolescentes cresçam não só em idade, mas também na fé. Cabe aos pais explicar aos seus filhos o quanto a catequese fará bem a eles e a toda a família.

8- Por que muitos pais não encaminham os seus filhos para a catequese na comunidade?

Porque eles mesmos não têm consciência, infelizmente, da importância da catequese. E quase sempre também não têm culpa por isso, porque eles mesmos não receberam de seus pais uma catequese consciente. Os pais que sentem que não catequizam os seus filhos em casa como deveriam, têm ainda mais motivo para encaminhá-los para a catequese da comunidade.

9- Os pais podem deixar que os filhos cresçam para que só então eles mesmos optem por fazer a catequese?

Podem, mas não convém. Deixar a catequese para mais tarde quase sempre é o mesmo que deixar os filhos sem nenhuma catequese. Isso porque vivemos numa sociedade que não tem tempo para nada, onde tudo é feito às pressas, onde "o tempo vale dinheiro". Encaminhar os filhos para a catequese na comunidade é dar a eles um presente maravilhoso: o conhecimento e a experiência da vida em comunhão com Jesus Cristo. Se vocês, pais, podem dar esse presente agora, por que não fazê-lo já, enquanto os seus filhos têm tempo para recebê-lo, com calma, aproveitando dele o máximo possível? Com certeza a catequese será uma herança pela qual os seus filhos agradecerão a vocês pelo resto da vida!

10- O que os pais devem fazer para encaminhar os seus filhos para a catequese paroquial ou na comunidade?

Basta procurar informações na própria paróquia ou comunidade, conversando com os catequistas ou, se for o caso, com a secretaria da paróquia. Quase sempre os recados que dizem respeito à catequese são repassados nas celebrações. Se vocês, pais, não têm ido à Igreja ultimamente, conversem com as famílias amigas ou vizinhas à sua. Com certeza alguém terá as informações que vocês precisam. Que a falta de informação não seja, de forma alguma, motivo para não encaminhar os filhos para a catequese na comunidade.

11- Vocês, pais, são muito importantes!

Pais, assim como vocês providenciam o alimento do dia a dia para os seus filhos, providenciem também para que eles tenham Deus em suas vidas, o único alimento que dá e sustenta a Vida em plenitude. Se vocês amam os seus filhos, façam com que eles encontrem em Deus, por meio da catequese familiar e comunitária, a verdadeira realização e felicidade que só Ele tem para oferecer.

12- Concluindo.

"Mesmo diante dos desafios atuais da família, ela é chamada a dar os primeiros passos na educação da fé dos filhos. Espera-se que seja no cotidiano do lar, na harmonia e aconchego, mas também nos limites e fracassos, que os filhos experimentem a alegria da proximidade de Deus através de seus pais.
A experiência cristã positiva, vivida no ambiente familiar é uma marca decisiva para a vida do cristão. A própria vida familiar deve tornar-se num itinerário de educação da fé e numa escola de vida cristã" (Diretório Nacional de Catequese, CNBB, n.238).
Fonte: Coleção Catequese - 3 - Pe.Cristovam Lubel.

Nenhum comentário:

Postar um comentário