terça-feira, 25 de junho de 2013

EXPERIÊNCIA DE COMUNIDADE - CONDIÇÃO INDISPENSÁVEL PARA UMA CATEQUESE PERMANENTE


"O lugar normal da Catequese é a Comunidade Cristã" CR 118
Vivemos numa sociedade que acalenta o individualismo exasperado, gerador de pessoas solitárias, sozinhas, cheias de ansiedade, angustiadas, suplicando por uma convivência fraterna.

O adulto percebe o contexto em que vive. Por mais variado e pluralista que ele seja, faz dele sua referência. Não encontramos comunidades estáticas ou totalmente inertes. Elas são campo para ser fertilizado. Sempre há pequenos indícios de crescimento de luta, de partilha e de desenvolvimento. A comunidade é o lugar da história, da experiência do encontro, dos relacionamentos.

Nela a vida nasce, cresce, floresce e também esmorece. É lugar de crescimento da fé. É um útero materno que necessita de muitos elementos, cuidados e clima favorável para manter todo o processo gestador em crescimento.

A comunidade cristã é chamada a alimentar seus membros com a mesa da Palavra e da Eucaristia, como sustento para o exercício das múltiplas atividades pastorais, missionárias e catequéticas, bem como vivenciar uma relação de fidelidade a Deus e à pessoa humana.

O documento Catequese Renovada é perpassado pela convicção de que o processo catequético só acontece no espaço comunitário. "O lugar ou ambiente normal da catequese é a comunidade cristã. A catequese não é tarefa meramente 'individual', mas realiza-se sempre na comunidade cristã" (CR 118). "A fé é sempre vivida e transmitida dentro de uma comunidade" (CR 214). "A comunidade, por isso, é condição indispensável para uma catequese permanente" (CR 315).

A comunidade é fruto de uma lenta e crescente construção e conquista cotidiana. O que caracteriza a comunidade, conforme At 2,42-47, é a educação da fé, a celebração da eucaristia e da palavra, a partilha, os diversos ministérios e serviços, a solidariedade, a alegria da pertença a uma comunidade.

Não se faz um caminho de fé de forma isolada, mas de forma participativa, envolvente, de co-responsabilidade, no fazer fazendo. Na comunidade os adultos são responsáveis pela qualidade de vida. Eles favorecem ou dificultam a vida comunitária. Pelas atitudes e modo de viver sinalizam a justiça, fraternidade e a paz. A comunidade é o lugar natural da catequese e da educação da fé. Os membros da comunidade, através de participação, vivência, compromisso, celebração, partilha e missão, testemunham o seguimento de Jesus Cristo.
Para adulto, na vivência comunitária, é preciso levar em conta alguns referenciais:

  • A Vida em família. É nesta pequena comunidade que todo ser humano aprende os valores substanciais para ser alguém.
  • A realização no trabalho. Através do trabalho, cada um(a) tem a possibilidade de crescer, de desenvolver e ser mais pessoa. O trabalho permite maior realização porque lhe dá a satisfação de contribuir e de sentir-se valorizado por aquilo que produz dentro de uma comunidade.
  • A celebração da vida e da fé em comunidade. O ser humano gosta de festejar, cantar, dançar, expressar seus sentimentos de alegria, não de forma isolada, mas em comunidade.

A celebração engloba a convivência em família e no trabalho.

Como motivar e transformar as nossas comunidades em espaço de encontro, de festa, de convivência, de acolhida e de compromisso?

Fonte: 2ª Semana Brasileira de Catequese
Acompanhe as próximas postagens sobre Método na Catequese.



Nenhum comentário:

Postar um comentário