terça-feira, 25 de junho de 2013

O MÉTODO NO PROCESSO EDUCATIVO DA FÉ - ADULTOS

Princípio de Interação inspirador de todos os métodos: Fé e Vida.
No processo educativo da fé apropriamo-nos de métodos. Estes definem o estilo e o modo do fazer catequese. O método tem incidência direta sobre a vivência das pessoas, a forma de organizar a comunidade, de celebrar, de criar relações fraternas e comunitárias.

Os variados métodos utilizados não são prejudiciais, mas favorecem um trabalho mais efetivo e afetivo. O importante é que sejam adequados e ativos, permitindo atingir os objetivos propostos. Caso contrário, assumem uma forma impositiva, autoritária e infantilista, não atendendo a realidade dos adultos. A Exortação Apostólica Catechesi Tradendae assim nos diz:
"A idade e o desenvolvimento intelectual dos cristãos, bem como o seu grau de maturidade eclesial e espiritual e muitas outras circunstâncias pessoais, exigem que a catequese adote métodos muito diversos, para poder alcançar a própria finalidade específica: a educação para a fé. Uma tal variedade é também exigida, num plano mais geral, pelo meio sociocultural em que a Igreja desenvolve a sua atividade catequética. (CT n.51)."

Esta citação atenta para aspectos a serem levados em conta na questão do fazer catequético: a idade, o desenvolvimento intelectual, a maturidade, as circunstâncias pessoais, bem como o meio sociocultural onde as pessoas estão inseridas.
A chave principal do método é a pessoa dentro de um processo de aprendizagem, de descobertas, de buscas e de crescimento contínuo. É a pessoa com sua experiência que assume um valor inquestionável. O adulto faz parte do método, porque se torna sujeito ativo e parceiro no processo.
O documento Catequese Renovada é mais explícito, quando aponta para o chamado princípio de interação, o princípio inspirador de todos os métodos. Este princípio faz "um relacionamento mútuo e eficaz entre a experiência de vida e a formulação da fé, entre a vivência atual e o dado da tradição" (CR 112-114).

"Para uma verdadeira catequese, não basta planejar um bom andamento de um conjunto de temas. Trata-se de promover a integração da caminhada da comunidade cristã com a mensagem evangélica" (CR 283).
O princípio da interação une vários elementos que são vitais no processo catequético:

  • experiência de vida e formulação da fé; 
  • vida e Evangelho; 
  • caminhada da comunidade e mensagem de fé; 
  • Palavra de Deus e vida; 
  • experiência atual e tradição.

A interação "fé e vida em comunidade" perpassa o cotidiano das pessoas. Daí, a necessidade da fé ser formulada na linguagem de cada cultura, de cada povo e de cada pessoa, para ser compreensível e assumida com maturidade.
Para alcançar seu objetivo, a catequese precisa estar atenta para caminhar sobre dois trilhos: A Vida e a Fé.
Não como elementos justapostos, mas que se entrelaçam e se perpassam como uma roupa tecida.
Cabe aqui uma reflexão, enfocando alguns aspectos apresentados nos documentos da Igreja que valorizem elementos metodológicos importantes no procedimento catequético.

Fonte: 2ª Semana Brasileira de Catequese, n.16.3.
Acompanhe as próximas postagens sobre Método.


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