A fé é dom de Deus - Experiência de fé. |
Constatamos a triste realidade de que, para um número expressivo de cristãos, a vivência da fé parou conforme os ensinamentos da infância. Hoje, como adultos, experienciam uma fé infantil ou agitada pelos ventos dos interesses de um lado para o outro.
É tarefa da Catequese capacitar, suscitar e comunicar uma verdadeira experiência de fé ligada à vida. A experiência da fé vem integrada e interiorizada à experiência humana. A fé é dom de Deus, mas precisa ser conhecida, professada, celebrada, comprometida na construção e crescimento da vida. Pois, segundo a Evangelli Nuntiandi, " a fé faz a pessoa viver aquela nova maneira de ser, viver, de estar junto com os outros que o Evangelho inaugura" (EN 23).
O adulto quer saber e decidir. Tem necessidade de conhecer e reconhecer aquilo em que acredita. Cabe à catequese apresentar as motivações adequadas e o acompanhamento na caminhada do adulto em seu processo de aprofundamento da fé de inserção na comunidade cristã.
O aprofundamento na fé exige atualização contínua. Todo adulto cristão é chamado a "estar pronto para dar razão de sua fé" (1Pd 3,15) e compreender e assumir a "verdade que liberta" (Jo 8,32). O caminho de fé deve atingir a mente e tocar coração da vida. A fé se faz caminhando, como os discípulos de Jesus que aprenderam do mestre e dele experimentaram seu ideal de vida. A exemplo dos discípulos de Emaús (Lc 24, 13-35), o adulto é convidado a refazer a caminhada de sua fé, construindo o caminho que o leva a um verdadeiro seguimento de Jesus Cristo na comunidade cristã.
Como valorizar toda experiência de fé dos adultos, despertando neles oportunidade de crescimento e maturidade de vida cristã?
Fonte: 2ª Semana Brasileira de Catequese
Acompanhe as próximas postagens.
Nenhum comentário:
Postar um comentário