domingo, 24 de novembro de 2013

Fiéis da Arquidiocese de Niterói encerram o Ano da Fé com festa e reflexão

23 de Novembro de 2013
Em unidade e muito vigor, a Arquidiocese de Niterói celebrou a Solenidade de Cristo Rei do Universo e encerrou o Ano da Fé, na tarde deste sábado, 23 de novembro. Milhares de fiéis de todos os Vicariatos puderam enriquecer mais a confiança em Deus, com momentos de estudo, reflexão e louvor. O evento ocorreu no Ginásio dos Salesianos, em Santa Rosa, Niterói.
No ápice da festa – a Santa Missa – o Arcebispo de Niterói, Dom José Francisco Rezende Dias, direcionou todos ao renovar da fé. Em uma belíssima celebração, com luzes a iluminar todo o ginásio, os fiéis renovaram as promessas batismais e foram abençoados com as águas aspergidas pelos padres.
“Hoje, nesta celebração vamos renovar mais uma vez a nossa fé, em comunhão com toda a Igreja, nesse encerramento do Ano da Fé. E que este momento venha reforçar em nós o desejo de servir a Jesus; de crescer sempre mais nesta vida de fé, para que também nós tenhamos um dia a vida eterna, porque nós também caminhamos com fé neste mundo, na direção do reino de Jesus. E também servindo e colaborando para que esse Reino seja construído entre nós. Neste momento, esta nossa celebração é também uma expressão do reinado de Jesus em nossa Igreja”, exortou o Arcebispo.
Em sua homilia, Dom José Francisco declarou que é no mistério da cruz que o cristão encontra o segredo de Deus:
“No texto do Evangelho, Jesus, pregado na cruz, revela que essa dimensão do seu verdadeiro Reino, onde a cruz é o seu trono, a sua coroa é a uma coroa de espinho, mas através deste reinado, Jesus doa a vida. Ele partilha a vida para que nós tenhamos vida. Ele se entrega. Ele se doa para que, também, nós pudéssemos receber a salvação. Ele, que não tinha pecado, aceitou assumir toda essa nossa realidade humana e limitada. Como nos fala São Paulo: Ele se fez em pecado por causa de nós. Ele assumiu as conseqüências do pecado. E na cruz, Ele guardou todos os nossos pecados e nos trouxe a salvação”, encorajou Dom José Francisco.
O Arcebispo Emérito, Dom Frei Alano Maria Pena, OP, os Vigários Episcopais e demais padres concelebraram a Santa Missa com o presidente da celebração, em unidade com toda a assembléia.
Antes da Celebração Eucarística, o professor Felipe Aquino, da Comunidade Canção Nova, abriu a tarde com uma enriquecedora pregação sobre A Fé. Nem a chuva torrencial desanimou os fiéis de participarem da grande festa de encerramento do Ano da Fé.
As palavras do Mestre Felipe Aquino mostraram que a fé é aquilo que precisamos para viver, conforme o plano de Deus. “A fé não é uma aventura de sentimentalismo. A fé é uma adesão, uma verdade. Sem fé é impossível a gente ser feliz porque este mundo em que nós vivemos, o mundo das coisas naturais, é um mundo que passa. O mundo da fé é um mundo invisível; um mundo que não passa, já dizia São Paulo. Então a gente deve viver como diz a Liturgia da Igreja: caminhando entre as coisas que passam, mas abraçando somente as coisas que não passam”, disse.
 À luz da encíclica, escrita pelo Beato João Paulo II – “Jesus Cristo, Redentor do Homem” (Redemptor hominis) – Aquino exortou sobre a obscuridade do homem que não conhece Jesus.
“A pessoa sem fé volta sem nada. Não sabe quem é e o que faz nesse mundo. Se desespera diante da morte. Quando o Papa João Paulo II escreveu sua primeira encíclica, ele disse uma frase que, quando li, não esqueci jamais: O homem que não conhece Jesus Cristo permanece para si mesmo um desconhecido, um mistério insondável, um enigma indecifrável”, alentou o professor.
Após, houve um momento de perguntas sobre Fé, esclarecidas por Felipe Aquino.
Partilhando sobre o Ano Vocacional, Padre André Luís Bastos Siqueira, Vigário Episcopal do Vicariato São Gonçalo e responsável pelos Setores Juventude e Pastoral Vocacional, disse que a Arquidiocese vivencia um momento novo, que iniciou ao término da Jornada Mundial da Juventude.
“Nossa Igreja Particular lança o Ano Vocacional. Primeiro, para provocar à juventude no Pós-Jornada. Nos encontramos com Deus. Nos encontramos com o Papa, que nos mostrou que é preciso se abrir à generosidade, à entrega da própria vida para Deus. E, em um segundo momento, precisamos olhar para as nossas comunidades e organizar melhor o trabalho vocacional em nossas paróquias”, disse.
Os participantes também contaram com um momento de esclarecimento sobre a campanha da construção da Nova Catedral, orientado pelo Padre Carmine Pascale, Vigário Geral e Pároco da Igreja São Judas Tadeu, de Icaraí.
A animação ficou por conta de Sílvio Junior, locutor cedido pela Rádio Catedral. Padre Carlos Eduardo da Silva Elias (Padre Cadu) e a Banda Louva a Deus se encarregaram de avigorar o ginásio com cantos de louvor. A festa foi encerrada com o ministério de música do Seminário São José.
por Rita Vasconcelos.

Site: www.arqnit.org.br.




Vejam mais fotos desta linda Celebração:
Por Márcia Barreto Feijó. Vicariato Niterói.












Nenhum comentário:

Postar um comentário